11/05/2013

CRAVO-DA-ÍNDIA


CRAVO-DA-ÍNDIA (EUGENIA CARYOPHILLATA)


O cravo-da-índia é rico em óleos essenciais, sobretudo eugenol, que tem ação analgésica e anti-septica.
Também tem ação estomacal e anti-séptica bucal. No passado remoto, na Antiga Europa, as dores de dente eram alividas ao mastigar o cravo-da-índia.
Devido à sua ação analgésica, o cravo-da-índia, na forma de chá, ajuda a aliviar dores causadas por gripe e resfriado. O chá de cravo-da-índia com erva-doce é delicioso e ótimo para a saúde.


Tintura de cravo-da-índia
Coloque 50 gramas de cravo em um litro de álcool etílico ou de qualquer bebida muito alcoólica, como cachaça, aguardente, rum e brande. Deixe repousar. Dentro de uma semana já está pronta para usar. Não precisa coar e dura anos.
A tintura de cravo serve para dor de dente, inflamação na garganta, no estômago, no aparelho digestivo e para afecções da pele, inclusive micoses.
Para prisão de ventre, friccione a barriga, em movimentos circulares no sentido horário (da direita para a esquerda), com quatro ou cinco gotas de tintura de cravo misturada com um pouco de óleo vegetal. A tintura também pode ser usada, junto com creme, bálsamo ou óleo vegetal, para massagear áreas doloridas.
A dosagem interna é uma ou duas gotas em uma colher de sopa cheia de água duas ou três vezes ao dia até desaparecerem os sintomas.

 ÓLEO DE CRAVO-DA-ÍNDIA
O óleo de cravo-da-índia, indicado para unhas fracas, combate micoses de unha, frieira e manchas brancas nas costas. É anti-séptico, antibiótico, antiviral, antifúngico, antiinflamatório, antiparasitário e analgésico. É muito usado na odontologia como analgésico e anti-séptico. Massageado na gengiva do bebê, alivia as dores da dentição. Para isso deve ser diluído em um pouco de água, pois sozinho pode causar queimadura na boca do neném.
Receita de óleo de cravo-da-índia
30 gramas de cravo-da-índia
200 ml de óleo de oliva ou girassol
Misture tudo e cozinhe em banho-maria por uma hora. Deixe esfriar, coe e guarde em um vidro limpo e seco. Use esse óleo para massagear as unhas.

In:CRISTAL ESPAÇO TERAPÊUTICO


Postar um comentário

BLOG LEGAL!!!

LEI Nº 9610 DE 19 DE FEVEREIRO DE 1988

ART. 46 - NÃO CONSTITUI OFENSA A DIREITOS AUTORAIS:
III - A CITAÇÃO EM LIVROS, REVISTAS OU QUALQUER OUTRO MEIO DE COMUNICAÇÃO, DE PASSAGENS DE QUALQUER OBRA, PARA FINS DE ESTUDO, CRÍTICA OU POLÊMICA, NA MEDIDA JUSTIFICADA PARA O FIM ATINGIR, INDICANDO-SE O NOME DO AUTOR E A ORIGEM DA OBRA.
ESTE BLOG RESPEITA OS AUTORES!!!

USO DE IMAGENS:
ALGUMAS IMAGENS DESTE BLOG NÃO SÃO DE MINHA AUTORIA, SÃO COLETADAS NA INTERNET. SE QUISER QUE SEJA CREDITADA OU RETIRADA ENTRE EM CONTATO!!!

TERAPIA FLORAL ONLINE:


CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DOS FLORAIS!


PODEMOS TE INDICAR ATRAVÉS DO SISTEMA ONLINE, BASTA ME ENVIAR UM EMAIL, DESCREVENDO SUAS DIFICULDADES QUE RESPONDEREI COM PRAZER FAZENDO AS DEVIDAS INDICAÇÕES!


ESTE É UM SERVIÇO PAGO!!!



MAIS INFORMAÇOES, ESCREVA PARA:


joaovpetinelli@gmail.com